Lula cita inflação e alfineta Bolsonaro “Passeando de moto e espalhando fake news”

Atualizado em 28 de abril de 2022 às 10:22
Lula critica governo de Bolsonaro e cita inflação
Presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Lula
Foto: reprodução

Em resposta a um vídeo que compara a quantidade de alimentos comprados em 2022 e 2018 com 100 reais, o ex-presidente Lula comentou sobre a inflação no país e criticou o governo de Bolsonaro. A publicação foi feita na manhã desta quinta-feira (28) através de seu perfil na rede social.

“Bom dia. Hoje, 50% da inflação acontece em função de preços administrados pelo governo, como energia elétrica, gasolina ou óleo diesel. Poderiam ter responsabilidade e cuidar do país. Ajudar, sobretudo, no preço dos alimentos, mas estão passeando de moto e espalhando fake news”, escreveu.

Confira abaixo:

A publicação foi feita um dia após a divulgação da prévia da inflação para o mês de abril de 2022, por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo esses dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), a inflação em abril subiu 1,73%, sendo assim, a maior taxa para o mês desde 1995, que foi de 1,95%.

Além disso, segundo Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina chegou a R$ 7,270 na última semana. Sem contar com o botijão de gás, que custou em média R$ 113,24 entre os dias 17 e 23 de abril.

Outro grande impacto está sendo na alimentação dos brasileiros. Os preços de alimentos e bebidas avançaram 2,25% no mês. Por exemplo, houve alta no tomate (26,17), na cenoura (15,02%), no óleo de soja (11,47%), na batata-inglesa (9,86%) e no pão francês (4,36%). Produtos básicos na mesa das famílias brasileiras.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link