Lula comemora avanços de 2023 junto ao Congresso: “Extraordinário”

Atualizado em 5 de fevereiro de 2024 às 17:41
Lula, presidente do Brasil. Foto: reprodução

Os parlamentares do Congresso Nacional finalizaram as férias e realizaram a Abertura dos Trabalhos Legislativos nesta segunda-feira (5). Em celebração ao começo oficial de 2024 para os deputados federais e senadores, o presidente Lula comemorou alguns feitos “extraordinários” a partir da parceria com a Casa em 2023 e falou das expectativas para seu segundo ano de mandato.

Em uma publicação no X, antigo Twitter, o petista escreveu que o Marco Fiscal criou bases para garantir aos brasileiros que os pobres voltem a fazer parte do orçamento. No entanto, esse ponto pode ser um revide ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que, em seu discurso na abertura, deixou o recado de que deseja ter mais participação orçamentária no governo Lula. Veja:

A firmeza em defender o que é mais caro ao nosso povo não se encerrou no dia 8 de janeiro de 2023, quando nossa resposta à insanidade dos golpistas foi tornar a democracia brasileira ainda mais forte. E, nesse sentido, é importantíssimo destacar o papel do Congresso Nacional. 

O Marco Fiscal, aprovado em agosto passado pelo Parlamento, cria as bases necessárias para que o Brasil possa contar com políticas inclusivas e garante que a população pobre de nosso País volte a fazer parte do Orçamento Federal, sem que haja descuido das contas públicas.

A promulgação da Reforma Tributária, em dezembro, foi um feito extraordinário do Congresso Nacional. Em conjunto com os esforços do Executivo, ambas as Casas conseguiram criar as bases para um novo modelo tributário muito mais racional, justo e eficiente.

A nova forma de tributar representará mais garantia para investidores e aumentará nossa capacidade exportadora. Sobretudo, corrigirá uma injustiça histórica, pois o povo pobre, pela primeira vez, pagará proporcionalmente menos impostos do que os detentores de grandes fortunas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link