Lula compara ações de Israel em Gaza às de Hitler contra os judeus

Atualizado em 18 de fevereiro de 2024 às 9:20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

Durante uma entrevista neste domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que as operações militares de Israel na Faixa de Gaza constituem um genocídio e fez uma comparação com o extermínio de judeus por Adolf Hitler.

As declarações foram feitas durante uma coletiva de imprensa no hotel onde está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia, onde Lula concluiu o último dia de sua viagem oficial ao continente africano.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente.

Estada na Etiópia

Em sua estadia na Etiópia, Lula participou da abertura da cúpula da União Africana, realizou eventos oficiais com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e teve uma série de reuniões bilaterais com líderes africanos.

Antes de sua visita ao país, Lula esteve no Cairo, onde se reuniu com Abdel Fattah al-Sisi, discursou na Liga Árabe e fez turismo nas pirâmides acompanhado da primeira-dama Janja.

Lula e Janja visitaram as pirâmides próximas do Cairo. (Foto: Ricardo Stuckert)

A situação na Faixa de Gaza foi o principal tema discutido durante a viagem de Lula, tanto no Egito quanto na Etiópia.

“O Conselho de Segurança não pode fazer nada na guerra entre Israel e [o Hamas na] Faixa de Gaza. A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas”, afirmou Lula a respeito do conflito.

Durante sua estadia, Lula já havia criticado Israel pela resposta que considerou desproporcional aos ataques do Hamas. Ele também se encontrou com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, que descreveu a situação em Gaza como genocídio e agradeceu o apoio do Brasil às iniciativas internacionais para investigar as alegações de genocídio cometido por Israel em Gaza.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link