Lula condena “ataques terroristas” a Israel e pede a criação de um Estado Palestino

Atualizado em 7 de outubro de 2023 às 13:34
Lula se posiciona sobre os ataques do Hamas a Israel. Fotomontagem

O presidente Lula usou seu perfil no X (ex-Twitter) para manifestar-se sobre os conflitos em Israel.

Chamando a ação do Hamas de “ataques terroristas”, Lula enviou suas condolências aos familiares das vítimas e reafirmou seu “repúdio ao terrorismo em qualquer das suas formas”.

O mandatário, também presidente do Conselho de Segurança da ONU neste mês de outubro, disse que o “Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito” e ainda convida à comunidade internacional para que as negociações sejam retomadas.

Confira a mensagem:

Fiquei chocado com os ataques terroristas realizados hoje contra civis em Israel, que causaram numerosas vítimas. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas.

O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU.

Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados.

Mais cedo, o Itamaraty havia emitido uma nota na qual também condena os ataques e informa que está convocando uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para tratar do caso:

O governo brasileiro condena a série de bombardeios e ataques terrestres realizados hoje em Israel a partir da Faixa de Gaza, provocando a morte de ao menos 20 cidadãos israelenses, além de mais de 500 feridos. Expressa condolências aos familiares das vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo de Israel.

Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o Governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação.

Não há, até o momento, notícia de vítimas entre a comunidade brasileira em Israel e na Palestina.

O Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, se observe deterioração grave e crescente da situação securitária entre Israel e Palestina.

Na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão.

O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas. Reafirma, ainda, que a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link