Lula condiciona pagamento de Bolsa Família à vacinação infantil

Atualizado em 6 de fevereiro de 2023 às 20:37
Lula na inauguração do Super Centro Carioca de Saúde. Foto: Ricardo Stuckert

Lula confirmou que a vacinação de crianças será obrigatória para o recebimento do Bolsa Família. Outro requisito para que o valor seja enviado às famílias é a presença escolar da criança.

“O Bolsa Família volta com uma coisa importante: condicionantes. Primeiro, as crianças até 6 anos de idade vão receber R$ 150 reais a mais; segundo; as crianças têm que estar na escola, senão a mãe perde o auxílio; terceiro; a criança tem que ser vacinada, se não tiver atestado de vacina, a mãe perde o benefício; quarto, se a mãe tiver em estado de gestação, ela tem que fazer todos os exames que a medicina exige”, afirmou o presidente.

A declaração do petista ocorreu no evento de inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, no bairro de Benfica (RJ). O ato contou com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes; o governador do estado, Cláudio Castro; e a primeira-dama Janja.

O presidente ainda ressaltou a importância do acesso a especialistas em saúde pela população mais pobre e destacou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à pandemia de Covid-19. Ele também criticou o negacionismo do ex-presidente.

“Nunca tinha imaginado que um presidente da República fosse capaz de mentir descaradamente dos benefícios da vacina, envolvendo religião, envolvendo o povo mais pobre, dizendo que se as pessoas tomassem vacina virava isso ou aquilo, ou seja, não tinha mentira que não fosse contada para evitar que o povo não tomasse vacina”, disse Lula.

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro a obrigatoriedade da matrícula escolar foi retirada do Auxílio Brasil, programa substituído pelo Bolsa Família.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link