Lula confirma que há brasileiro entre os reféns do Hamas

Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 12:02
Alguns dos primeiros reféns liberados pelo Hamas no início da trégua. Foto: Ala Militar do Hamas via Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira (30), que um brasileiro está entre os reféns mantidos pelo grupo palestino Hamas, e seu governo está em negociações para assegurar sua libertação.

O petista discutiu o assunto durante uma entrevista em Doha, Qatar, afirmando que há perspectivas de libertação nos próximos dias. Ele abordou essa questão durante sua reunião com o Emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani.

“A segunda coisa [que tratei com o emir] é o agradecimento ao Qatar, porque o Qatar teve um papel importante para a liberação dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza”, disse Lula. “Ainda tem mais brasileiros lá, [estamos trabalhando] na liberação de um refém, sabe, que ainda pode ser liberado por esses dias”.

A assessoria do Planalto confirmou mais tarde que o indivíduo retido possui dupla cidadania, brasileira e israelense, mas informações detalhadas sobre sexo e idade não foram divulgadas.

O governo brasileiro informou que o presidente Lula discutiu o assunto com o Emir por telefone e retomou a questão durante o encontro pessoal desta quinta-feira. Além disso, a libertação foi discutida com o presidente de Israel, Isaac Herzog.

O presidente Lula durante encontro com o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, em Doha
O presidente Lula durante encontro com o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, em Doha. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/PR

O Ministério das Relações Exteriores mencionou a “possibilidade” de envolvimento de um cidadão brasileiro, mas está trabalhando na confirmação desses dados. O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitou apoio ao primeiro-ministro e chanceler do Qatar, Mohammed bin Abdul Rahman Al Thani, para verificar as informações e assegurar a libertação do indivíduo.

O Hamas fez reféns após invadir o território israelense no início de outubro. Poucos dias depois, o Ministério da Defesa de Israel revelou a presença de brasileiros entre os reféns mantidos pelo grupo na Faixa de Gaza, conforme anunciado por Jonathan Conricus, porta-voz do Exército israelense.

“Temos [entre os reféns] americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, argentinos, ucranianos e diversos outros países”, disse ele em vídeo. “Estamos comprometidos a trazê-los de volta.”

Entretanto, essa informação nunca foi oficialmente confirmada. O Ministério das Relações Exteriores confirmou no final de outubro o desaparecimento de um brasileiro, Michel Nisenbaum, de 59 anos, desde o último dia 7, quando membros do Hamas realizaram um ataque contra Israel.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.