Lula conversa com Macron por telefone sobre democracia e reforça convite para visita ao Brasil

Atualizado em 26 de janeiro de 2023 às 19:43
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente francês Emmanuel Mácron. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (26), por telefone, com o presidente francês Emmanuel Macron. Os líderes falaram sobre a parceria estratégica bilateral, democracia e assuntos globais.

O petista também convidou Mácron para visitar o Brasil e conhecer o estaleiro em Itaguaí, no Rio de Janeiro. No local, estão sendo construídos os submarinos convencionais e o submarino a propulsão nuclear fruto da cooperação bilateral entre Brasil e França.

“Os presidentes discorreram sobre esforços para combater a grande ameaça representada pela mudança do clima. O presidente Lula expôs ao presidente francês os objetivos da Cúpula dos Países Amazônicos que organizará nos próximos meses. Comentou, a propósito, a importância de contar com a presença da França, único país europeu a compartilhar desse bioma, por meio da Guiana Francesa. O presidente Macron reiterou convite para que o Brasil participe do ‘One Forest Summit’, que França e Gabão sediarão em Libreville no início de março”, diz nota do Palácio do Planalto divulgada após a conversa.

A guerra da Rússia na Ucrânia também foi discutida. Os presidentes falaram sobre a urgência em se buscar a paz entre os países envolvidos. Lula ressaltou ainda a necessidade de maior engajamento dos líderes globais com esse objetivo, no âmbito da ONU e de um “G20 político”.

Nas redes sociais, o presidente da França também compartilhou o telefonema e reiterou apoio ao presidente brasileiro após os ataques terroristas em Brasília.

“Durante nossa conversa, reiterei ao presidente Lula o apoio da França após os ataques à democracia brasileira. Reafirmamos nossa determinação de agir pelo clima, pela biodiversidade, por nossas florestas e contra a fome. Vamos enfrentar esses desafios”, publicou Macron no Twitter.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link