Lula cresce 1 ponto e Bolsonaro fica estagnado, diz pesquisa Ipespe

Atualizado em 3 de setembro de 2022 às 13:08
Ex-presidente Lula e presidente Bolsonaro
Fotos: Reprodução

A pesquisa Ipespe/Abrapel, divulgada neste sábado (3), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida à Presidência com 44% das intenções de voto no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 35%.

A novo levantamento retrata o momento após a repercussão das comunicações das campanhas dos candidatos para presidente. Na pesquisa anterior, publicado em 31 de agosto, o petista aparecia com 43%, e o atual mandatário, com 35%.

Depois de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), têm 1%.

Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB), foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 1%.

Os que afirmam votar branco, nulo ou deixar de votar são 3%. Não souberam ou preferiram não responder são 2%.

Foto: Abrapel/Ipespe

O Ipespe/Abrapel também simulou um cenário para um segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, o petista manteve os 53%, assim como o atual presidente manteve os 38%.

Foto: Abrapel/Ipespe

Foram entrevistadas 1.100 pessoas por telefone entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link