Lula cresce entre beneficiários do Auxílio Brasil, diz Genial/Quaest

Atualizado em 17 de agosto de 2022 às 15:28
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Ricardo Stuckert

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu 5 pontos percentuais entre quem recebe o Auxílio Brasil.

Ao invés de diminuir a diferença dos candidatos, aumentou de 23 para 30 pontos a vantagem de Lula sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesse grupo. O petista aparece com 57% dos votos entre os que recebem o Auxílio; o atual presidente oscilou dois pontos para baixo e agora tem 27%, como mostra o gráfico abaixo.

A expectativa do governo era que o benefício ajudasse a alavancar Bolsonaro nas pesquisas, mas apenas 24% dos entrevistados disseram que as chances em votar em Bolsonaro crescem com o aumento do Auxílio Brasil; 31% dos ouvidos dizem o mesmo sobre a redução do ICMS.

Segundo o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, há duas hipóteses possíveis para explicar a reversão do efeito do Auxílio. A primeira seria que a população não dá crédito a Bolsonaro porque não sabe que ele é o ‘pai’ da proposta. No entanto, não parece ser este o caso, já que aumentou o número de pessoas que dizem que ele é o responsável pelo benefício.

Também não se sustenta a ideia de que Bolsonaro não seja responsável pela redução do preço dos combustíveis, já que quase 45% dão esse crédito a ele.

A segunda hipótese é a de que Bolsonaro permaneceu estagnado porque os eleitores desconfiam que as medidas não tenham sido adotadas para ajudar as pessoas, mas para contribuir na eleição.

62% dos entrevistados dizem que as medidas do governo são para ajudar na reeleição do presidente e 33% acreditam que são medidas destinadas a ajudar as pessoas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link