Lula critica jornal por manipular declaração e criar fake news: “Para que distorcer?”

Atualizado em 14 de março de 2024 às 18:53
O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula criticou o site Poder360 por distorcer uma fala sua e sugerir que ele estaria sendo machista. O veículo utilizou uma fala do petista durante discurso no evento em que anunciou 100 novos institutos federais no país, que ocorreu na última terça (12), no Palácio do Planalto.

No título da publicação, o Poder360 noticiou que o presidente teria dito o seguinte: “Com profissão, mulher pode comprar batom e calcinha”. A declaração exata, no entanto, não foi essa e não tem a conotação machista que o site tenta sugerir.

“Quando a mulher tem uma profissão, ela tem um salário, pode custear a vida dela. Não vai viver, comer, com um homem que não goste dela. Não vai viver por necessidade, por dependência, vai viver a vida dela e vai morar com alguém se ela gostar de alguém. Vai ter a opção dela, ela vai escolher. Ela não vai ficar dependente. Não vai ficar ‘eu preciso do meu pai me dar R$ 5 para comprar um batom, eu preciso do meu pai me dar R$ 10 para comprar uma calcinha’. Não”, afirmou o presidente na ocasião.

A declaração na íntegra, distorcida no título para obter clicks, aparece no texto do Poder360. O site ignorou, no entanto, que o objetivo do discurso de Lula é defender a independência financeira de mulheres.

O próprio presidente reclamou da distorção nas redes sociais. Ele mostrou o título do texto e a fala completa em post no X (ex-Twitter). “É só ler a fala e comparar com a manchete. Para que distorcer o que foi dito?”, questionou o petista.

O site não se manifestou sobre a fake news, mesmo após a crítica do presidente pela distorção da fala.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link