Lula critica Moro e a ‘quadrilha que tenta destruir a soberania do país’. Por Vitor Nuzzi

Atualizado em 31 de janeiro de 2020 às 8:20
Em encontro com comunidade judaica, Lula reafirmou que não trocaria a liberdade pela dignidade. Ele também relativizou sua liberdade: “Eu não estou livre, estou solto”.. Foto: PAULO PINTO/FOTOS PÚBLICAS

Publicado originalmente no site da Rede Brasil Atual (RBA)

POR VITOR NUZZI

Em ato promovido por um coletivo da comunidade judaica, ontem (30) à noite, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou dos esforços de seu governo por um acordo na região da Oriente Médio, recordou conversas com lideres como Barack Obama, Shimon Peres, Yasser Arafat e Benjamin Netanyahu, e defendeu a existência dos estados de Israel e da Palestina. Lula não fez menção ao atual presidente da República, mas criticou o ministro Sérgio Moro, que faria parte, juntamente com os que o condenaram à prisão, “de uma quadrilha que tenta destruir a soberania do país”.

Ao mesmo tempo em que lamentou o posicionamento do governo norte-americano após um acordo intermediado pelo Brasil com o Irã na questão do enriquecimento de urânio, Lula criticou a cobertura dada pela imprensa brasileira às negociações naquele momento. “Eles nunca tiveram interesse de contar 5% do que aconteceu”, afirmou. Dois anos depois, um novo acordo foi anunciado, “bem pior do que nós fizemos”. Para ele, isso se deve a uma preocupação de evitar o protagonismo internacional do Brasil.

O ex-chanceler Celso Amorim afirmou, pouco antes, que um verdadeiro diplomata é o que mostra capacidade “de se colocar no lugar do outro”. “E a paz só é obtida dessa maneira. A paz nunca é imposta. É conquistada, por concessões recíprocas”, acrescentou. Outros ex-ministros estavam presentes, como o também ex-candidato Fernando Haddad e Paulo Vannuchi, além da presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), além de Clara Ant e Paulo Okamotto, do Instituto Lula.

No início do ato, realizado na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo, na região central da capital, o músico e professor Jean Goldenbaum falou sobre a formação do coletivo Judias e Judeus com Lula e leu carta dirigida ao ex-presidente, “porque o vemos antes de tudo como um democrata”. O texto faz referência à “luta contra o extremismo e a intolerância que hoje ameaçam todas as minorias do país”.

“Eu não estou livre, estou solto”

Goldenbaum destacou ainda a “batalha contra a destrutiva extrema-direita brasileira”. Ele observou que a iniciativa de ontem não tinha a pretensão de falar em nome de toda a comunidade judaica, até porque muitos apoiam o atual governo, mas acrescentou que “o número de judeus e judias que estão na resistência também é grande”. A carta termina desejando shalom (paz, em hebraico) ao ex-presidente. Lucas, neto do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura em 1975, participou da homenagem a Lula.

O número de participantes superou com folga a capacidade do auditório, que é de 290 pessoas. Foram lidos poemas e textos de autores como o português José Saramago, o italiano Primo Levi, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, e do escritor israelense Amós Oz, um militante da paz, de quem Celso Amorim se tornou amigo. O chanceler citou observação do escritor, que definiu o conflito entre Israel e Palestina como “uma trágica luta entre duas vítimas da Europa”. Também houve cantoria – Goldenbaum, por exemplo, interpretou Lamento Sertanejo, de Gilberto Gil e Dominguinhos.

Em discurso de 41 minutos, encerrado às 22h05, Lula não fez referências ao governo, com exceção do ministro da Justiça (“Tenho certeza de que o Moro não dorme de consciência tranquila, que eles tomam tarja preta para dormir”), nem a conversas sobre possíveis alianças eleitorais. Reforçou que sua afirmação de que não trocaria a liberdade pela dignidade não era uma “bravata” e relativizou sua liberdade: “Eu não estou livre, estou solto”. Ele voltou a agradecer aos militantes que permaneceram na vigília em Curitiba, durante sua prisão, e disse que leu muito e se esforçou “para não me deixar consumir pelo ódio”.

O ex-presidente disse que Moro “dá sinais” de que pretende ser indicado ao Supremo Tribunal Federal, depois de “mentir” ao Congresso, à imprensa e à sociedade. Lamentou que Haddad não tenha sido eleito em 2018, mas emendou: “Tamos de boa. Porque nós amamos a liberdade, nós amamos a cultura, nós amamos a paz, e é por isso que vamos continuar lutando. A história vai nos fazer justiça neste país”.