Lula critica PT e cobra mais empenho da militância: “Alguma coisa está errada”

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024 às 23:39
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante filiação de Marta Suplicy ao PT. Foto: Bruno Santos/Folhapress

Durante discurso no ato de filiação de Marta Suplicy nesta sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o partido e cobrou mais empenho dos militantes.

Lula mencionou a falta de recursos para candidatos petistas nas eleições de 2022. Segundo o presidente, os candidatos ficaram sem dinheiro até para produzir panfletos porque “o fundo eleitoral foi cooptado por deputados que têm mandato”.

Ainda no discurso, o petista convidou aqueles que se sentissem incomodados com sua declaração a procurá-lo.

O chefe do Executivo também cobrou reflexão sobre a queda no número de prefeituras e disse que o partido deve ir para as periferias em vez de criticar o governo.

Segundo o presidente, militantes de esquerda “perdem muito tempo” criticando o governo e falando com eles mesmos sem “ir para as periferias desse país conversar com as pessoas que foram enganadas pelo bolsonarismo”. O petista ainda criticou as fakes news, incluindo aquelas espalhadas “por alguns pastores evangélicos”.

“Por que um partido que teve 20% de preferência eleitoral teve 5% de voto na legenda para vereador? Alguma coisa está errada”, questionou.

Ao defender a prerrogativa do partido de lançar candidatos, independente de critérios como raça ou gênero, Lula expressou seu comprometimento com a revitalização do PT. “Eu tenho 78 anos, sou presidente pela terceira vez, já fiz mais coisa do que eu achei que fosse fazer. E agora eu quero salvar esse partido, que é a coisa mais importante. Por isso a minha ideia de trazer Marta de volta”, disse.

A ex-prefeita foi convidada por Lula para ser vice do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link