Lula cumpriu mais de 1/3 das promessas de campanha em 100 dias de governo

Atualizado em 10 de abril de 2023 às 17:04
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina decretos durante cerimônia de posse. Foto: Fátima Meira

Em 100 dias de governo, o presidente Lula cumpriu mais de 1/3 das promessas de campanha. No total, o petista estabeleceu 36 compromissos durante o período e 13 foram cumpridos totalmente, enquanto 4 foram atendidos parcialmente e 14 ainda não foram concretizados. A informação é do g1.

Entre as promessas cumpridas estão quatro compromissos administrativos: recriação dos ministérios da Previdência Social, Cultura, Pesca e dos Povos Indígenas. Outro projeto concretizado é o Bolsa Família, que foi retomado com valor de R$ 600 e mais R$ 150 por filho.

O petista também ampliou as cotas raciais, assinando decreto, junto da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) que aumenta o percentual de pessoas negras em cargos do poder público.

Na Educação, o aumento das verbas da merenda escolar ocorreu por meio do reajuste dos valores per capita do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O aumento varia de 28% a 39% e começou a ser pago em março.

A retomada do programa Mais Médicos era uma promessa de campanha na área da saúde. Em março, a gestão petista expandiu o número de profissionais de saúde de 13 mil para 28 mil e fez um incentivo a municípios vulneráveis e para médicos com formação pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Promessas de campanha de Lula por tema. Foto: g1

Algumas promessas do petista, como “Tirar o Brasil do Mapa da Fome” e “Aumentar o salário mínimo todo ano acima da inflação”, ainda não podem ser avaliadas.

Durante os quatro anos do governo Bolsonaro, o ex-presidente cumpriu menos da metade das promessas de campanha. Dos 58 compromissos firmados por ele, 19 foram cumpridos totalmente, 10 parcialmente e 29 não se concretizaram.

Em comparação com o mesmo período de Lula, nos primeiros 100 dias, o ex-presidente conseguiu cumprir pouco mais de 1/5 dos compromissos. Dos 58, 12 foram concretizados, 4 saíram do papel parcialmente e 40 ainda eram promessas. Duas delas não podiam ser avaliadas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.