Lula debocha de Bolsonaro ao mostrar filhotes de ema no Alvorada: “Sem cloroquina”

Atualizado em 6 de outubro de 2023 às 12:50
Bolsonaro e Ema
Ex-presidente Jair Bolsonaro exibe caixa de cloroquina para ema no Palácio da Alvorada. Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Lula postou uma foto das emas do Palácio da Alvorada nesta sexta (6) e zombou de Jair Bolsonaro. Ele publicou uma imagem do animal junto de seus filhotes e lembrou de um episódio envolvendo o ex-presidente durante a pandemia de Covid-19.

“Olhem as eminhas que nasceram aqui no Alvorada. Elas vão crescer livres e sem o risco de serem ameaçadas com cloroquina”, brincou o petista. Os 12 filhotes da ave nasceram nesta quinta (5).

Em 2020, Bolsonaro, diagnosticado com Covid-19 e isolado no palácio, foi flagrado por repórteres oferecendo uma caixa do medicamento aos animais. Na ocasião, o ex-presidente defendia o remédio como uma cura contra a doença, mesmo com comprovações de que ele não tem eficácia para acabar com o vírus. 

Durante a gestão de Bolsonaro, as emas eram alimentadas com restos de comida humana e duas morreram com quadro de excesso de gordura. Um relatório feito pela Casa Civil em parceria com a Emater-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), mostrou que os animais não tinham sequer acompanhamento veterinário.

O ex-presidente destinou somente 7.000 grãos para alimentar os animais em 2022, um terço dos 20 mil grãos previstos anualmente. Segundo técnicos que avaliaram as instalações onde ficavam as emas, elas não tinham cuidados básicos, como vacinação, e nem segurança para reprodução, fazendo-as perderem seus filhotes.

Em fevereiro deste ano, a primeira-dama, Janja da Silva, pediu uma avaliação dos animais na residência e a consultoria recomendou uma “adequação nas instalações”. Para o veterinário da Presidência, Pedro Ivo, o nascimento dos animais está “coroando” o trabalho feito.

“É uma vitória o nascimento dessas emas, porque vai coroando o trabalho que a gente vem fazendo”, afirmou. Ele ainda relata que a primeira-dama vem mostrando atenção especial aos animais e participando da alimentação delas.

“Ela solicita sempre muito cuidado, com muita frequência. E ela pergunta e ela tem, vamos dizer assim, participado, de forma até de cobrança que os animais sejam bem tratados”, relata.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link