Lula defende diálogo entre Venezuela e Guiana em telefonema com Maduro

Atualizado em 9 de dezembro de 2023 às 12:16
Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, durante encontro em Brasília. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na manhã deste sábado (9) um telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Segundo o Palácio do Planalto, o petista “transmitiu a crescente preocupação” com a crise entre Venezuela e Guiana “sobre a questão do Essequibo”. Durante o telefonema, Lula defendeu o diálogo entre os dois países sul-americanos.

Leia a íntegra da nota do governo brasileiro:

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã deste sábado (9/12), telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

O presidente Lula transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo. Expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. Recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz.​

Fez um chamado ao diálogo e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Ralph Gonsalves, trate do tema com as duas partes. O presidente Lula reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas.

Lula ressaltou que é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link