
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) que ele e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, se tratarão com respeito em um eventual encontro nos próximos dias. “Somos dois homens de 80 anos”, disse Lula, durante coletiva concedida na sede da ONU em Nova York, onde participou da Assembleia-Geral.
Na terça-feira (23), Trump afirmou em discurso que encontrou Lula rapidamente nos bastidores da ONU e declarou ter sentido “química” entre ambos. O republicano ainda disse que pretende se reunir com o petista na próxima semana.
Questionado por jornalistas se teme ser constrangido em uma reunião com Trump, Lula respondeu que não. “Trump faz 80 anos em junho do ano que vem, eu faço em outubro deste ano. Portanto, sou mais velho do que ele. Acho que vamos conversar como dois seres humanos civilizados, não tem espaço para brincadeiras”, disse o presidente brasileiro.
Lula acrescentou que respeitará Trump como presidente dos Estados Unidos e que espera o mesmo tratamento como chefe de Estado do Brasil. O petista frisou que não teme episódios como os ocorridos em reuniões anteriores de Trump com outros líderes, entre eles Volodymir Zelensky e Cyril Ramaphosa.
O presidente brasileiro também confirmou que considerou positiva a aproximação com o republicano. “Foi uma satisfação ter um encontro com o presidente Trump. Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu. Fiquei feliz quando ele disse que pintou uma química boa entre nós”, comentou Lula.
Segundo o petista, a relação entre Brasil e Estados Unidos depende de diálogo direto e de respeito mútuo. Lula afirmou que torce para que a aproximação seja bem-sucedida, ressaltando que os dois países são as maiores democracias do continente.