Lula descarta evento com pastores e resiste a diálogo com evangélicos

Atualizado em 21 de março de 2024 às 15:26
O presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula tem rejeitado o apelo de ministros para fazer um gesto a evangélicos para buscar apoio do setor religioso. O petista recebeu uma série de sugestões de auxiliares, mas diz que não quer substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro para o eleitorado desse segmento.

Ministros já sugeriram que o Lula promovesse um evento ou encontro com pastores, um grupo de governo para dialogar com evangélicos ou lançar um programa com políticas públicas específicas para os religiosos. O presidente negou todas as solicitações.

O petista argumenta nos bastidores que deseja se aproximar de evangélicos mostrando que eles também serão beneficiados pelos avanços do governo nas áreas sociais e econômicas. Ele alega que o Estado é laico e não deve fazer uso político da fé.

Lula durante encontro com evangélicos em 2022. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para Lula, o maior problema não é a disposição para dialogar com o setor, mas uma resistência das próprias lideranças evangélicas, que não desejam uma aproximação. Em reunião ministerial na última segunda (18), o presidente criticou o uso da religião como “instrumento político” e uma manipulação do eleitorado evangélico.

“Um país em que a religião não seja usada como um instrumento político de um partido ou de um governo. Que a fé seja exercitada na mais plena liberdade das pessoas que queiram exercê-la. A gente não pode compreender a religião sendo manipulada da forma vil e baixa como está sendo neste país”, afirmou na ocasião.

O ministros têm sugerido medidas de aproximação com o segmento após pesquisa Genial/Quaest mostrar que o trabalho de Lula tem 62% de desaprovação entre evangélicos, número que era de 56% em dezembro de 2023 e ultrapassa a média geral da população, que é de 46%.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.