Lula detona redução do ICMS: “Municípios vão ser mais empobrecidos”

Atualizado em 8 de junho de 2022 às 12:39
Lula criticou as últimas medidas de Bolsonaro em relaçaõ ao preço dos combustíveis
Ex-presidente luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Ricardo Stuckert

Na manhã desta quarta-feira (08), após as recentes medidas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar conter preço dos combustíveis, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou as medidas e afirmou que a tentativa de reduzir o ICMS não terá resultados esperados. As declarações foram feitas na rádio Itatiaia, Vale do Aço (MG). “Vocês vão ver que essa briga da redução do ICMS não vai resultar em queda na bomba, no preço do gás”, afirmou.

“Nós estamos agora para votar um projeto de lei no Congresso Nacional para reduzir o ICMS no máximo a 17%, que é o preço que o governo quer estabelecer. Parece bonito, parece bom, parece que o governo está preocupado com o povo brasileiro. Mas o aumento da gasolina ao preço internacional não foi feito com votação no Congresso, foi uma canetada do Pedro Parente (ex-presidente da Petrobras do Governo Temer). Portanto, se foi uma canetada para aumentar o preço do combustível no Brasil ao preço internacional, para você tirar também pode ser uma canetada. O presidente, se tivesse coragem, teria feito isso, mas ele quer jogar a culpa nos governadores”, declarou Lula.

Segundo Lula, a perda de arrecadação nos estados pode ser prejudicial em outras áreas. “Veja o que vai acontecer. Ao mexer no ICMS, os municípios vão perder dinheiro e, com isso, a Educação vai perder dinheiro, a Saúde vai perder dinheiro”, declarou.

“Quando diz que vai fazer a compensação, depois de dezembro quero saber quem vai arcar com a falta de arrecadação dos municípios, porque é onde o povo mora, quer educação, quer saúde, quer tranquilidade, rua asfaltada, segurança, luz elétrica é lá que acontecem as coisas. E esses municípios vão ser mais empobrecidos”, destacou as consequências que a redução pode causar.

Para Lula, os preços dos combustíveis poderiam ser reduzidos de outra forma, por exemplo, se os lucros não fossem destinados apenas para o bolso de acionistas mas que fossem reinvestidos em projetos que beneficiassem o país.

“Todos os presidentes da República deste país, civis e militares, brigaram para que o Brasil fosse autossuficiente em petróleo. Na hora que a gente conquista a autossuficiência, ao invés da gente ser soberano com nosso petróleo, ao invés da gente refinar 100% do nosso combustível e vender a preço de real, preço abrasileirado, porque a produção é em real, a gente se subordina às empresas que estão importando gasolina. O presidente, que deveria chamar o Conselho de Política Energética e dar uma canetada, ele fica trocando de presidente da Petrobras para dizer que está tomando atitude”, disse Lula

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link