Lula deve anunciar novo ministro da Justiça nesta semana

Atualizado em 12 de janeiro de 2026 às 16:01
O advogado Wellington César Lima e Silva. Foto: Divulgação

O presidente Lula deve anunciar ainda esta semana a nomeação do advogado Wellington César Lima e Silva para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. A nomeação já é esperada no Palácio do Planalto, com aliados afirmando que o petista tem plena confiança nele para assumir a pasta, segundo a Folha de S.Paulo.

Atualmente, Lima e Silva está à frente do departamento jurídico da Petrobras, cargo para o qual foi nomeado por indicação do próprio presidente. Ele estreitou sua relação com Lula durante os 18 meses em que ocupou a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, onde trabalhou diretamente com o presidente, analisando atos da Presidência e preparando despachos e indicações. 

Lima e Silva já ocupou posições de destaque, como promotor de Justiça e procurador-geral, o que lhe proporcionou um contato direto com o sistema de Justiça. Ele também tem experiência com a burocracia do governo e questões orçamentárias.

Embora tenha assumido o Ministério da Justiça em 2016, durante o golpe de Dilma Rousseff, Lima e Silva ficou apenas 14 dias no cargo. Sua posse foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que interpretou que membros do Ministério Público não podem ocupar cargos no Executivo.

Lula e Ricardo Lewandowski. Foto: Adriano Machado/Reuters

A articulação para sua nomeação contou com o apoio de aliados importantes, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Apesar de divergências anteriores entre Costa e Lima e Silva, os dois se reconciliaram e atualmente apoiam a indicação.

O advogado também tem forte apoio dentro do PT, especialmente na Bahia, onde Lima e Silva possui raízes políticas, tendo sido nomeado para o comando do Ministério Público estadual durante a gestão de Jaques Wagner.

O cargo de Ministro da Justiça foi deixado por Ricardo Lewandowski, cuja exoneração foi publicada no Diário Oficial da União na sexta (9). Ele ocupava a pasta desde 2021 e o secretário-executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto, foi nomeado para comandar a pasta interinamente até que o novo titular assuma.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.