Lula deve confirmar nomes de Haddad, Múcio, Dino e Rui Costa para ministros nesta sexta

Atualizado em 8 de dezembro de 2022 às 17:19
Luiz Inácio Lula da Silva de terno preto e camisa social branca falando em microfone
Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Reprodução/Instagram

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar alguns nomes que irão compor o seu ministério nesta sexta-feira (9).

“O presidente deve começar amanhã [sexta] a divulgar [nomes]. Ele acabou de me chamar para o final da tarde [desta quinta] para conversar, está querendo pelo menos amanhã anunciar alguns nomes de ministros”, afirmou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

Aliados do petista dizem que ele confirmará os nomes de Rui Costa na Casa Civil, Flávio Dino na Justiça, José Múcio na Defesa, e Fernando Haddad na Fazenda. Uma avaliação ainda será feita sobre incluir outros nomes no anúncio. Os quatro, porém, já estão certos, segundo pessoas próximas a Lula.

“Ele estava querendo deixar para depois da diplomação [marcada para segunda-feira], mas tem muita especulação, muita coisa. Aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele quer divulgar amanhã”, disse Gleisi.

As declarações da presidente da sigla ocorreram após reunião do Diretório Nacional do PT nesta quinta-feira (8). Ela afirmou, no entanto, que os nomes dos ministros não foram debatidos no encontro. “Ele apenas nos disse que pretende anunciar alguns ministros amanhã, que ele acha que é importante. Ministros que ele já trabalhou mais e conversou. Mas o restante vai ficar para a semana que vem”, declarou.

Ao ser questionada se seriam anunciados ministros da Justiça, Fazenda e Defesa, Gleisi disse que ainda não sabia e que iria conversar com o presidente. “Não falou [quais áreas]. Deixamos para conversar agora no final da tarde para acertar isso. Eu acho que os que são mais evidentes, talvez Defesa também, que é importante”, afirmou.

Segundo a assessoria de imprensa de Lula, ele vai conversar com a imprensa na manhã de sexta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de Brasília, sede do governo de transição.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link