TRF-4 autoriza prisão imediata de Lula e Moro manda ex-presidente se apresentar até amanhã às 17 horas

Atualizado em 5 de abril de 2018 às 18:34

A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Federal da 4a. Região acaba de divulgar o ofício que autoriza o juiz Sergio Moro a prender Lula já.

“Destaco que, contra tal determinação, foram impetrados Habeas Corpus perante o Superior Tribunal de Justiça e perante o Supremo Tribunal Federal, sendo que foram denegadas as ordens por unanimidade e por maioria, sucessivamente, não havendo qualquer óbice à adoção das providências necessárias para a execução”, informa o ofício, assinado pelo desembargador Leandro Paulsen, presidente da 8a. Turma do TRF-4 e pelo juiz Nivaldo Brunoni, que substitui João Pedro Gebran Neto, relator do processo em que Lula foi condenado a 12 anos e um mês.

O oficio foi divulgado pelo grupo de whatsapp mantido para comunicação dos jornalistas que cobrem o caso, no TRF 4. Um jornalista perguntou à assessora Analice:

— Está permitida a decretação da prisão, então?

— Sim — respondeu a assessora.

Moro, em resposta, já emitiu despacho, e determinou a expedição dos mandados de prisão. Em relação a Lula, ele fez uma concessão.

— Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão.

O ofício do TRF=4 enviado a Moro que autoriza a prisão imediata

 

Abaixo, o despacho de Moro: