Lula, Dilma, Cristina Kirchner, Rafael Correa e líderes latino-americanos fazem apelo por eleições limpas na Bolívia

Atualizado em 18 de outubro de 2020 às 9:35
Lula e Dilma. Foto: Reprodução/Democracia em Vertigem

Publicado originalmente no Tiempo, da Argentina

Um grande grupo de líderes políticos latino-americanos, incluindo ex-presidentes, ex-chanceleres e um número significativo de líderes políticos, falou em um comunicado por “Por eleições transparentes e democráticas na Bolívia”, ao expressar “nossa grave preocupação com a posição da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a atitude assumida por seu Secretário-Geral antes das próximas eleições de 18 de outubro na Bolívia ”

A petição é assinada pelos ex-primeiros líderes Cristina Fernández de Kirchner (Argentina; atual vice-presidente), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Dilma Rousseff (Brasil), Ernesto Samper (Colômbia; ex-secretário-geral da Unasul), Rafael Correa (Equador) , Manuel Zelaya (Honduras), Salvador Sánchez Ceren (El Salvador). Jorge Taiana, Celso Amorim e Ricardo Patiño encabeçam a lista de ex-chanceleres; eles eram da Argentina, Brasil e Equador, respectivamente. Uma lista significativa de líderes da região os acompanha.

O texto aponta fortemente para o Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro. “Também é muito preocupante que, em vez de condenar os abusos dos direitos civis e políticos cometidos pelo governo de fato da Bolívia e as tentativas antidemocráticas de proscrever o MAS e seus candidatos, e em vez de convocar eleições pacíficas e rejeitar a crescente e preocupante violência pré-eleitoral, decidi destacar as palavras do Ministério do Interior da Bolívia sobre a possibilidade de “uma nova fraude” do MAS. Essas atitudes apenas polarizam de forma imprudente um cenário político já tenso e conflituoso poucos dias antes das eleições ”.

Além disso, apelam à comunidade internacional para que esteja atenta às eleições do próximo domingo na Bolívia, como forma de zelar pela transparência dos resultados. Confira abaixo a petição:

O texto critica fortemente para o Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro. “Também é muito preocupante que, em vez de condenar os abusos dos direitos civis e políticos cometidos pelo governo de fato da Bolívia e as tentativas antidemocráticas de banir o MAS e seus candidatos, e em vez de convocar eleições pacíficas e rejeitar a crescente e preocupante violência pré-eleitoral, decidi destacar as palavras do Ministério do Interior da Bolívia sobre a possibilidade de ‘uma nova fraude do MAS’. Essas atitudes não fazem nada além de polarizar imprudentemente um cenário político já tenso e conflituoso poucos dias antes das eleições”.

Além disso, apelam à comunidade internacional para que esteja atenta às eleições do próximo domingo na Bolívia, como forma de zelar pela transparência dos resultados.