Lula discursa sobre guerra entre Israel e Hamas durante viagem ao Egito nesta quinta

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 às 6:28
O presidente Lula desembarca no Egito. (Foto: Reprodução)

No último dia da sua visita ao Cairo, no Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará nesta quinta-feira de uma reunião na sede da Liga dos Estados Árabes (LEA).

Lula, durante o encontro, deverá abordar as relações políticas e econômico-comerciais entre o Brasil e a guerra entre Israel e o Hamas em seu discurso aos representantes dos países membros da liga.

O presidente também terá um encontro com o Secretário-Geral da LEA, embaixador Ahmed Aboul Gheit, no qual discutirá os conflitos na Síria e a situação política no Oriente Médio.

O embaixador Ahmed Aboul Gheit – Reprodução

Fundada em 1945, a LEA reúne diversos países árabes, incluindo Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano, Palestina, Síria, entre outros.

Além disso, o atual chefe de Estado brasileiro se reunirá com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, que desempenhou um papel importante na retirada de brasileiros da Faixa de Gaza durante o conflito entre Israel e o Hamas – Lula deve oferecer apoio para encontrar uma solução para a guerra que teve início em outubro de 2023.

Há também expectativas de assinatura de acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação durante a visita de Lula ao Egito.

Após sua estadia no Egito, o presidente seguirá para a Etiópia, onde participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que reúne os líderes de 55 nações africanas.

Vale lembrar que Etiópia e Egito fazem parte do Brics, bloco formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que também recebeu a adesão de outros países como Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes. Essa será a segunda visita de Lula ao continente africano durante seu mandato.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link