Lula dispara e Bolsonaro despenca em popularidade nas redes após eleições, diz Quaest

Atualizado em 30 de novembro de 2022 às 7:17
Lula e Bolsonaro – Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP

De acordo com o Índice de Popularidade Digital (IPD), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve seu melhor desempenho em redes sociais neste ano após o resultado das eleições, diferente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que despencou nos números.

O indicador, que é calculado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest apontou, na medição mais recente, realizada nesta segunda-feira (28), que o petista atingiu 84,8 pontos enquanto o chefe do Executivo marcou 51,6.

O presidente eleito marcou 89,1 no dia da eleição e seguiu atingindo ótimos números nos dias em que participou da COP27. Quando o petista falou na Conferência do Clima da ONU, ele atingiu 96,1.

O ex-capitão, por sua vez, conseguiu sua pior sequência após os resultados das urnas. No dia do segundo turno, Bolsonaro possuía 72,8 pontos, a partir de lá ele ficou com IPD na casa dos 40 pontos. Sua melhor pontuação aconteceu durante a campanha, com a marca de 88,1, registrada em 7 de outubro.

Cinco dimensões são monitoradas no IPD: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas). O algoritmo de inteligência artificial coleta e processa 152 variáveis das plataformas Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipédia e Google. 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link