Lula diz a aliados que deve indicar Paulo Gonet para a PGR

Atualizado em 16 de novembro de 2023 às 16:30
O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula sinalizou a aliados que deve indicar o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). O petista se reuniu com ao menos cinco cotados para o posto e indicou sua preferência durante encontros com aliados durante a semana. A informação é da Folha de S.Paulo.

Atualmente, a PGR é chefiada pela interina Elizeta Maria de Paiva Ramos, subprocuradora-geral e vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal. O ex-procurador-geral da República Augusto Aras deixou o posto no dia 26 de setembro.

Aras tentou articular sua recondução ao posto, mas seu alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro dificultou sua permanência no cargo. Gonet recebeu o apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Ele é apontado como um dos favoritos desde o início da disputa.

O subprocurador Paulo Gonet. Foto: Iusef Soares/IDP

Lula ouviu o possível próximo PGR ainda em setembro, mês em que também se reuniu com o subprocurador Antonio Bigonha, apoiado em massa pelo PT. Após as reuniões, o presidente solicitou novas indicações por não ter se decidido sobre as duas primeiras.

Posteriormente, Lula ainda se reuniu com os subprocuradores Carlos Frederico, Aurélio Rios e Luiz Augusto Santos, mas demonstrou preferência por Gonet. Nos bastidores, outros petistas apontam que sua indicação poderia fortalecer demais Gilmar e Moraes, que possuem grande articulação no STF.

A expectativa de aliados é que o presidente tome a decisão em breve. Alguns políticos no entorno do petista afirmaram que ele deve anunciar os escolhidos para a vaga no Supremo e na PGR entre o fim desta semana e o início da próxima.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

 

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.