Lula diz a Marina que vai “trabalhar” para reverter medida do Congresso que esvaziou pastas

Atualizado em 26 de maio de 2023 às 16:31
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Marina Silva, ministra do Meio Ambiente. Foto: Reprodução

O presidente Lula afirmou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que vai “trabalhar” no Congresso Nacional para reverter a medida provisória (MP) da reestruturação da Esplanada dos Ministérios. Ela, que teve os poderes de sua pasta reduzidos após uma comissão mista aprovar texto que altera a estrutura da Esplanada dos Ministérios, participou de reunião com o petista e com a ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o texto aprovado pelo Congresso Nacional está “desalinhado” com a visão do governo.

A declaração ocorreu em coletiva de imprensa após reunião do presidente Lula com as ministras. Nenhuma delas esteve na conversa com jornalistas e Rui discursou junto com Paulo Pimenta (Comunicação) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Padilha afirmou que, apesar do governo buscar a reversão da medida, uma eventual manutenção do projeto aprovado não vai prejudicar a implementação do projeto do presidente. Rui relativizou a derrota sofrido no Congresso.

“A maior parte dos pontos preservou aquilo que era conceito original da MP, mas alguns pontos não foram mantidos. Portanto o governo trabalhará em outros espaços legislativos para que pontos que foram mexidos e, em nossa opinião, estão desalinhados com as políticas que precisam ser implementadas, possam retomar o conceito original”, afirmou o ministro da Casa Civil.

A proposta, que esvaziou as pastas de Marina e Sônia Guajajara, foi aprovada por comissão mista e ainda precisa passar pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A tramitação precisa ser concluída até o dia 1º de junho ou o governo Lula terá que atuar com a estrutura da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.