Lula diz que 5 anos é pouco para governar e detona fim da reeleição a senadores

Atualizado em 6 de março de 2024 às 9:34
Presidente Lula. Foto: Divulgação

O presidente Lula se encontrou com senadores da base aliada na terça-feira (5) e criticou o fim da reeleição, argumentando que um único mandato de cinco anos é insuficiente para implementar grandes projetos, segundo relato de pessoas presentes.

O tema do fim da reeleição tem sido prioridade no Senado este ano, contando com o apoio de figuras importantes da Casa, como o próprio líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA). As propostas, no entanto, não afetam Lula, que poderá concorrer novamente em 2026.

O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, seguindo uma série de reuniões informais realizadas pelo presidente com diversos setores políticos.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a convergência e divergência de pontos de vista entre ele e Lula. Embora Pacheco não tenha citado o discurso em que cobrou uma retratação pública de Lula pela comparação do genocídio israelense na Faixa de Gaza com o Holocausto nazista, a fala foi vista pelos presentes como uma espécie de justificativa do presidente do Senado ao petista. Com informações da Folha.

Presidente Lula ao lado do Senado Rodrigo Pacheco. Foto: Divulgação

Durante a reunião, Lula expressou otimismo em relação ao futuro do país e agradeceu aos senadores por sua colaboração em pautas importantes no ano anterior. No entanto, houve críticas ao diálogo com o Palácio do Planalto e à comunicação do governo, com senadores enfatizando a necessidade de melhorias nesses aspectos.

Alguns dos ministros presentes foram: Alexandre Padilha, Fernando Haddad, Rui Costa e Paulo Pimenta. Lula reafirmou sua disposição para futuros encontros informais e se colocou à disposição dos parlamentares para mais discussões.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link