Lula diz que Bolsonaro tem “rabo preso” e falta “coragem” para mudar preços da Petrobras

Atualizado em 24 de maio de 2022 às 11:15
Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro

Em entrevista à Rádio Mais Brasil News, nesta terça-feira (24), o ex-presidente Lula (PT) detonou o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). Segundo o petista, Bolsonaro tem “rabo preso” e falta a ele “coragem” para mudar a política de preços da Petrobras.

“O Bolsonaro precisa parar de falar bobagem, precisa parar de ficar dizendo que tem vontade de dar murro na mesa. Não é trocando o presidente [da Petrobras], não. Se a Petrobras é tão importante, assuma ele a presidência da Petrobras. O que ele tem que ter é coragem. Porque, na verdade, o que ele tem é o rabo preso aos preços internacionais”, disse o ex-presidente.

A declaração acontece um dia após uma nova troca no comando da Petrobras. Bolsonaro demitiu José Mauro Ferreira Coelho após 40 dias no cargo e indicou, para o lugar dele, Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia.

As trocas ocorrem em meio à disparada nos preços dos combustíveis no Brasil. Os preços altos dos combustíveis, e o forte impacto disso na inflação no país, têm gerado desgaste a Bolsonaro, que neste ano tentará a reeleição.

O mandatário da República tem feito críticas à política da Petrobras, que considera valores praticados no mercado internacional, em dólar, para formar os preços dos combustíveis vendidos dentro do Brasil.

Na entrevista, Lula apontou também que o presidente não tem se reunido com prefeitos e governadores. “Bolsonaro não percebe que governar o país exige responsabilidade, que é uma coisa séria. Há quanto tempo ele não conversa com prefeitos, governadores? Bolsonaro vive no mundo das mentiras que ele cria”, afirmou.