Lula diz que Brics querem criar banco “maior que o FMI”

Atualizado em 22 de agosto de 2023 às 19:50
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (22) que o bloco dos Brics quer ter um banco “maior que o FMI”, em referência ao Fundo Monetário Internacional. A declaração ocorreu durante o podcast semanal “Conversa com o Presidente”.

Lula está em Joanesburgo, na África do Sul, onde é realizado a reunião de cúpula do Brics – que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“A gente [Brics] vai se tornar forte, a gente quer criar um banco muito forte, que seja maior que o FMI, mas que tenha outro critério de emprestar dinheiro para os países, não de sufocar, mas emprestar na perspectiva de que o país vai criar condições de investir o dinheiro, se desenvolver e pagar sem que o pagamento atrofie as finanças”, declarou o petista.

O grupo já tem um banco para financiar investimentos, o NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), atualmente presidido por Dilma Rousseff.

Lula, porém, negou que queira fazer um contraponto ao G7, ao G20 ou aos Estados Unidos por meio do Brics. O presidente afirmou que é a favor de incluir novos países no bloco.

“Os Brics têm possibilidade de ampliação (…) obviamente que você que tem que estabelecer determinados procedimentos para que as pessoas entrem, mas os Brics não podem ser um clube fechado. O G7 é um clube fechado”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link