Lula diz que Estados Unidos devem participar do Fundo Amazônia: “É necessário”

Atualizado em 10 de fevereiro de 2023 às 21:15
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Reprodução

Lula afirmou que os Estados Unidos devem participar do Fundo Amazônia. O presidente brasileiro teve uma reunião com o americano e diz que “acha” que o país vai aderir ao fundo.

“Acho que vão. Não só acho que vão, como é necessário que participem, porque veja: o Brasil não quer transformar a Amazônia em um santuário da humanidade, mas também o Brasil não quer abrir mão de que a Amazônia é um território do qual o Brasil é soberano”, afirmou Lula.

Ele foi questionado sobre o tema por um jornalista enquanto participava de coletiva de imprensa na frente da Casa Branca. Atualmente, o fundo conta com o financiamento da Alemanha e da Noruega para a preservação da Amazônia.

Antes da reunião, já havia a expectativa de que Biden anunciaria sua adesão ao fundo. Lula diz que o assunto não foi diretamente tratado entre eles, mas que houve discussão da necessidade de países ricos financiarem ações de preservação do meio ambiente em países em desenvolvimento.

“Não discuti especificamente o Fundo Amazônia. Eu discuti a necessidade dos países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas. Só na América do Sul, além do Brasil, temos Equador, temos a Colômbia, temos Peru, temos Venezuela, temos as Guianas, temos vários países que temos que cuidar”, prosseguiu Lula.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link