Lula diz que governo vai resgatar mais 102 brasileiros na Faixa de Gaza

Atualizado em 4 de dezembro de 2023 às 19:15
Brasileiros resgatados em Gaza chegaram ao Brasil em novembro. Foto: Divulgação/Governo Federal/FAB

O presidente Lula anunciou que o governo vai retirar 102 brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza em meio ao conflito entre Israel e Hamas. No fim do último mês, o Itamaraty apresentou uma lista de pessoas que querem deixar o território e o documento já foi entregue a Israel, que deve repassar os nomes para o Egito nesta terça (5).

“A desgraça foi feita no primeiro atentado. A ONU deveria intervir para encontrar uma solução. O Brasil era presidente do Conselho de Segurança, o Brasil apresentou proposta para a trégua humanitária. Para que se parasse o bombardeio, para que retirasse criança da zona de perigo. Inclusive para nós buscarmos os brasileiros que estavam lá”, afirmou Lula.

Ele lembrou da primeira leva de brasileiros e parentes que estavam na região, além dos voos feitos a Israel para resgate. “Já tiramos 32 brasileiros e vamos buscar ainda 102 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Como pegamos 1.400 que estavam em Israel”, prosseguiu.

Os 32 brasileiros que foram resgatados na Faixa de Gaza tiveram que esperar por 36 dias. Egito e Israel controlam a fronteira que separa Gaza do território egípcio e exigem uma série de documentos, incluindo uma comprovação de grau de parentesco com estrangeiros. A estimativa é que cerca de 3 mil estrangeiros estejam aguardando liberação para deixar Gaza.

A expectativa para o segundo resgate não é boa, segundo diplomatas brasileiros, que acreditam que não é possível estabelecer uma data exata para a volta do novo grupo ao Brasil. Autoridades avaliam que eles só devem ser repatriados no início de 2024.

A segunda relação de pessoas que devem ser resgatadas inclui avós e irmãos mais velhos de brasileiros. Na primeira, estavam na lista somente pais, filhos e cônjuges de brasileiros e cidadãos com dupla nacionalidade.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link