Lula diz que “Justiça vai decidir se prende Putin” e questiona presença do Brasil no TPI

Atualizado em 11 de setembro de 2023 às 7:42
Lula durante coletiva de imprensa em Nova Délhi, na Índia — Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o compromisso de prender o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele decida participar da próxima reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro, é uma decisão que  corresponde à Justiça.

O petista recuou depois de dizer no último final de semana que não via razão para o russo ser preso e que, enquanto fosse presidente, não permitiria o cumprimento da ordem por crime de guerra. O mandado de prisão foi expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

“Eu não sei se a Justiça brasileira vai prender. Quem decide é a Justiça, não é o governo nem o parlamento. Quem toma a decisão é a Justiça e temos que ver se vai acontecer alguma coisa”, disse Lula. “Se o Putin decidir ir ao Brasil, quem toma a decisão se vai prendê-lo ou não é a Justiça, não é o governo, nem o Congresso.”

O chefe do Executivo também questionou a participação do Brasil no TPI. Ele ainda disse que “os países emergentes são signatários de coisas que prejudicam eles mesmos” e prometeu estudar a questão.

“Eu por enquanto quero estudar muito essa questão desse Tribunal Penal porque os Estados Unidos não são signatários dele, a Rússia não é signatária dele. Quero saber por que o Brasil é signatário de um tribunal que os EUA não aceitam. Por que somos inferiores e temos que aceitar uma coisa, sabe? É um absurdo os países emergentes signatários de uma coisa que prejudica a eles mesmos. Vou dar uma pensada direitinho”, disse.

“Não estou dizendo que vou sair de um tribunal. Eu só quero saber por que Estados Unidos não é signatário, por que a Índia não é signatária, por que a China e a Rússia não são signatárias e por que o Brasil é signatário”.

Assista abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link