Lula diz que Putin não é o único culpado pela guerra

Atualizado em 4 de maio de 2022 às 13:09
Ex-presidente Lula
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi estampado na capa da revista Time, divulgada nesta quarta-feira (04). Lula conversou sobre sua possível eleição em 2022 e sobre os desafios a enfrentar no novo governo. Ele também falou sobre a guerra vivida nos territórios ucranianos e russos.

“Se eu planto fraternidade, solidariedade, concórdia, eu vou colher coisa boa. Mas se eu planto discórdia, eu vou colher desavenças. Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a OTAN? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: ‘A Ucrânia não vai entrar na OTAN’. Estaria resolvido o problema”, afirmou o pré-candidato às eleições de 2022.

Além disso, ele falou sobre a falta de negociações entre os países. “As conversas foram muito poucas. Se você quer paz, você tem que ter paciência. Eles poderiam ter sentado numa mesa de negociação e passado 10 dias, 15 dias, 20 dias, um mês discutindo para tentar encontrar a solução. Então eu acho que o diálogo só dá certo quando ele é levado a sério, continuou.

O comportamento do presidente da Ucrânia, Zelensky, segundo o petista é estranho, “porque parece que ele faz parte de um espetáculo”, a firmou.

“Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]! Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo, reiterou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link