Lula diz que Putin será convidado ao G20 no Brasil, mas prisão “pode ou não acontecer”

Atualizado em 4 de dezembro de 2023 às 16:01
Lula durante coletiva de imprensa na chancelaria federal alemã
Foto: DW / Deutsche Welle

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (4) que o presidente russo, Vladimir Putin, será convidado para a reunião de cúpula do G20 programada para ocorrer no Brasil em 2024.

Durante um pronunciamento na Alemanha, onde está cumprindo agenda oficial, Lula afirmou que a decisão de participar ou não do encontro caberá a Putin, considerando as implicações legais que cercam o russo.

Vladimir Putin enfrenta um mandado de prisão emitido em março de 2022 pelo Tribunal Penal Internacional, embora a Rússia não tenha assinado o estatuto da Corte. O Brasil, por outro lado, é um signatário, o que significa que ele poderia ser detido ao entrar em território brasileiro.

“Se o Putin vai ou não, ele vai ser convidado. Ele tem um processo, ele tem que aferir as consequências. Não sou eu que posso dizer”, esclareceu o petista, destacando que a participação do líder russo dependerá de sua avaliação das questões legais envolvidas.

Lula reiterou que, como chefe de Estado, não cabe a ele julgar decisões judiciais, mas sim cumpri-las. Ele ressaltou que Putin está convidado não apenas para o G20, mas também para a reunião dos Brics no Brasil.

Veja: