Lula diz que ricos devem pagar a conta da guerra contra o coronavírus. Por Joaquim de Carvalho

Lula na coletiva online

Em entrevista coletiva online que Lula concede neste momento, o ex-presidente Lula disse que está convencido de que os ricos deveriam pagar a conta pela paralisação da economia no país.

“O pobre não está recebendo a ajuda do governo. Já os bancos foram os primeiros a receber dinheiro do governo. Isso está errado”, afirmou Lula. “A XP já recebeu R$ 75 milhões para proteger investidores. Isso é absurdo”, acrescentou.

O ex-presidente também falou sobre o que faria caso estivesse hoje na Presidência da República. “Eu já teria me reunido com governadores, com prefeitos, com cientistas, com as universidades. Enfim, neste momento, todo prefeito está preocupado em resolver esse problema. É preciso dar oportunidade para que eles façam isso, com uma coordenação nacional”, comentou.

Lula disse que Bolsonaro e Guedes vão todos os dias à televisão para falar que liberarão dinheiro, e é sempre do mesmo dinheiro que falam. “Mas quem precisa não está recebendo!”, afirmou.

O ex-presidente também lamentou que o ministro da Saúde, neste momento de crise, não esteja com liberdade para falar com os brasileiros. “Ele teria que falar para todas as pessoas ‘fiquem em casa”, mas não tem liberdade para isso. Então, fica escolhendo as palavras para não contrariar o presidente”, disse.

Para Lula, essa falta de liberdade coloca as pessoas em risco, porque a orientação das autoridades precisa ser clara.

Sobre a liberação de recursos e o agravamento da crise econômica, Lula lembrou que, na Guerra do Paraguai, o Brasil gastou o equivalente a dois orçamentos da época — o confronto durou seis anos.

Lula defendeu, portanto, uma gestão de guerra para vencer o “inimigo coronavírus”. Quando há necessidade, o país não mede esforços, mas, para direcionar o esforço de todos, é necessário que haja uma liderança.

Bolsonaro, na visão de Lula, não está à altura do cargo.

Era preciso mobilizar os empresários neste momento. “Não vi nenhum empresário dizer que vai destinar 10% dos seus lucros para enfrentar o coronavírus”, destacou.

Para isso, era preciso que o Estado tenha força, para atrair os empresários para ajudar a pagar a conta.

Enfim, alguém pagará a conta, e, como salientou Lula, essa conta não pode ir para os pobres.

.x.x.x.

Veja o vídeo da entrevista:

VÍDEO: Lula dá entrevista à imprensa independente

 

 

 

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!