Especialista em aviação comercial, o empresário Edson Salvio Junior, sócio-diretor na BIOMA Solutions, foi às redes sociais explicar a motivo pelo qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará de jatinho à COP27 no Egito, na próxima segunda-feira (14).
O presidente eleito embarcará em um avião do empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde. A aeronave do modelo Gulfstream tem capacidade para transportar 12 pessoas e autonomia para voar direto ao país africano, que atualmente sedia a COP27.
De acordo com Edson, o uso do jatinho “faz todo sentido não só pela segurança de Lula, mas principalmente para a segurança de todos os passageiros dos trechos que ele poderia voar em aviação comercial”:
Como se eu previsse. A história do jato executivo apareceu mais rápido do que eu pensava. Aparentemente Lula usará um G 600 para voar ao Egito de propriedade do Júnior da Qualicorp. Como já falei sobre a motivação de segurança vamos ao mercado de jatos executivos e seu uso.
O voo direto de 10 mil km tem duração prevista de 12 horas e poucos jatos executivos têm esta autonomia, o G600 é um deles, o Falcon9 outro. Todos estes brinquedinhos custam os olhos da cara. O custo não é alto apenas para tê-lo, é muito alto mantê-lo também.
Como estes empresários têm baixa utilização de suas aeronaves não é raro (é quase uma norma) eles arrendarem as aeronaves para empresas de táxi aéreo para que vendam horas de voo e assim reduzir o custo final do brinquedinho.
Vamos a um exemplo recente com o próprio Lula. Quando saiu de Curitiba Lula foi transportado por um Legacy 650 da Embraer do empresário Luciano Huck. A imprensa corretamente divulgou a notícia, afinal não existem segredos na aviação.
Com o registro da aeronave e um computador facilmente se chega ao RAB e nele você encontrará todo o registro de propriedade e técnico da aeronave, inclusive o operador. Operador é a empresa que tem autorização para utilizar comercialmente a aeronave.
No caso do jato usado por Lula, o registro de propriedade era de uma empresa do Luciano Huck e o operador um Taxi aéreo chamado Icon aviation (daqui a pouco falo quem é/era o dono da Icon). O PT havia fretado um voo de CWB para CGH e a Icon escalou esta aeronave para fazê-lo.
Muito provavelmente o PT e Lula só souberam de quem era dono da aeronave através da imprensa. Em aviação executiva quem define a aeronave é a missão que ela cumprirá. Um voo CGH-CWB pode ser realizado por todas as aeronaves de táxi aéreo que eu conheço.
O que definirá a aeronave é o no. de PAX do voo. Um voo direto entre CGH-CAI restringe esta definição a muitas poucas escolhas e o G600 é uma delas. Antes de acusar quem é o malvadão da história e acusar Lula ou o Júnior de picaretagem, lobby, roubo e colocar ambos na fogueira.
É necessário saber: 1. Quem está operando o vôo? 2. Se é um táxi aéreo, quem é o contratante? Se o operador é a empresa do Júnio ou se o contratante é um ente privado teremos um problema de conflitos de interesse. Vamos ao que eu sei.
Lula está indo a COP 27 como convidado do estado do Pará. Não sei se a aeronave com capacidade para 12 passageiros levará outras pessoas além da tropa do Lula, tem capacidade. Está correto Lula viajar em aviação executiva para o Cairo?
Como vimos em um tweet anterior, faz todo sentido não só pela segurança de Lula, mas principalmente para a segurança de todos os passageiros dos trechos que ele poderia voar em aviação comercial. A equipe de segurança de autoridades da PF deve ter exigido o voo fretado.
Espero ter diminuído o ruído de mais este stress. Ahh esqueci. A Icon aviation é/era do Michael Klein. Foi resultado da consolidação do segmento de táxi aéreo através da holding CB Air que gerenciava a frota particular dele e hoje é o maior operador de táxi aéreo do Brasil.
PS: “Ahhh seu comunixxxxta, vc passa muito pano p/ o barba como sempre”, dirá o minion revoltadinho. Sim.. isso… teu médico mandou não te contrariar. Troque Lula por biroliro e Júnior por Hang (que tem um G650 e continua devendo impostos) e eu escreveria o mesmo tweet.
Como se eu previsse.
A história do jato executivo apareceu mais rápido do que eu pensava.
Aparentemente Lula usará um G 600 para voar ao Egito de propriedade do Júnior da Qualicorp.
Como já falei sobre a motivação de segurança vamos ao mercado de jatos executivos e seu uso.
1/n— Edson Salvio Junior (@esalviojr) November 13, 2022