Lula e Biden conversam por vinte minutos: ‘Discutimos o fortalecimento da democracia’

Atualizado em 31 de outubro de 2022 às 18:44
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou na tarde desta segunda-feira (31), com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A conversa por telefone durou 20 minutos e os dois presidentes trataram de temas como a democracia, a preservação do meio ambiente e sobre como ampliar a cooperação entre os dois países.

De acordo com uma nota do governo dos EUA, durante a conversa Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis.

“Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os EUA e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional”, diz o texto.

Em seu perfil no Twitter, Lula falou sobre a conversa com Biden: “Conversei hoje por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Falamos sobre o fortalecimento da democracia no Brasil, a preservação do meio ambiente e a nossa vontade de ampliarmos a cooperação entre os nossos países”, afirmou Lula.

Na noite de domingo, após o resultado das eleições e a divulgação pelo Tribunal Superior Eleitoral, o presidente norte-americano já havia parabenizado o petista pela vitória, por meio das redes sociais. Biden afirmou que espera “que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos que virão pela frente”.

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalhar juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, escreveu Biden.

O petista também já conversou com outros chefes de Estado como o francês Emmanuel Macron, Olaf Scholz, chanceler da Alemanha. Lula ainda conversou com o primeiro-ministro e presidente de Portugal, Antônio Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, respectivamente. O presidente eleito também falou com o presidente cubano Miguel Diaz-Canel.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández voou de Buenos Aires a São Paulo para encontrar o petista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link