“Lula é boa pessoa que se corrompeu”, diz Ciro

Atualizado em 29 de julho de 2022 às 15:21
Ciro Gomes e Lula

Em discurso na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta sexta-feira (29), o ex-ministro e candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) mudou o tom ao falar sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Empacado com 8% das intenções de voto segundo a última pesquisa Datafolha, liderada por Lula com 18 pontos à frente do segundo colocado, o pedetista talvez tenha percebido que atacar o candidato favorito não irá ajudá-lo a crescer.

Ciro disse que o ex-presidente é o “maior líder popular da história do Brasil”. Ele afirmou ainda que Lula é “boa pessoa” e que “andou com ele a vida inteira”.

“Isso é um debate conceitual. Nós não vamos dizer que o Ciro atacou o Lula na reunião do SBPC. Eu cansei de dizer que são boas pessoas, eu andei com eles o tempo todo. Eu estou atacando ideias, políticas, equívocos grosseiros”, disse ele sobre o ex-presidente e seus aliados.

O pedetista declarou ter se sentido “traído” com a prisão arbitrária de Lula em 2018, chamando-o de “maior líder popular da história do Brasil”.

“Vem o Lula e vai para a cadeia. O maior líder popular da história do Brasil vai para cadeia”, afirmou. “E ninguém quebrou uma vidraça, porque as pessoas viram o que estava acontecendo e se sentiram traídas. Eu me senti traído”.

Dois dias atrás, em entrevista à GloboNews, o ex-ministro disse que “não há caminho” para apoiar o petista, nem mesmo em um eventual segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).