Lula é convidado a participar do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça

Atualizado em 16 de novembro de 2022 às 15:51
Lula quando discursou no Fórum Econômico Mundial de 2009

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para participar do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, segundo informações da CNN.

O evento acontece entre os dias 16 e 20 de janeiro após a posse de Lula em 1º de janeiro. Esse deve ser um dos primeiros compromissos internacionais do início oficial de seu terceiro mandato.

Na primeira vez em Davos, em fevereiro de 2003, Lula disse que o combate à fome seria a prioridade de seu governo e que o Brasil trabalharia para reduzir as disparidades econômicas e sociais, buscando aprofundar a democracia política, garantir as liberdades públicas e promover os direitos humanos. Vinte anos depois, os principais atores econômicos globais estarão novamente de olho no petista.

Durante o primeiro ano de governo, Lula deve priorizar a reaproximação com as lideranças mundiais, algo que já vem tentando desde que venceu Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.

Antes mesmo de tomar posse, Lula participa da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Ele se reuniu com os enviados climáticos John Kerry, dos Estados Unidos, e Xie Zhenhua, da China.

Ainda em janeiro, o presidente também deve participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), um dos principais blocos de debates políticos da região. O evento acontece em Buenos Aires, na Argentina, em 24 de janeiro.

O convite sem formalidades foi feito pelo presidente argentino Alberto Fernández durante encontro com Lula em São Paulo depois da vitória do petista no segundo turno.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link