Lula é favorito absoluto e vence qualquer adversário no 2° turno de 2026, diz Quaest

Atualizado em 18 de setembro de 2025 às 7:27
O presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre todos os adversários e venceria em todos os cenários de segundo turno nas eleições de 2026.

De acordo com o levantamento, Lula tem 43% das intenções de voto contra 35% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em um cenário contra Ciro Gomes (PDT), o petista soma 40%, enquanto o pedetista registra 33%.

Na disputa contra Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná, Lula aparece com 44%, contra 32% do adversário. Contra Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, o presidente tem 45% das intenções de voto, frente a 32% do mineiro.

Já contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula alcança 46% contra 31%. No caso de Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul, o petista teria 45%, enquanto o gaúcho fica com 26%.

Clã Bolsonaro perde para Lula

Mesmo declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da trama golpista de 2022, Jair Bolsonaro (PL) foi incluído em um cenário simulado. O ex-presidente aparece com 34% das intenções de voto, contra 47% de Lula.

No caso de Eduardo Bolsonaro (PL), deputado federal e filho do ex-presidente, o parlamentar atinge 29%, contra 47% do petista. Já Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, soma 32%, enquanto Lula registra 47%.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

1° turno

No primeiro turno, Lula lidera com 32% das intenções de voto contra 24% de Jair Bolsonaro. Quando o adversário é Michelle Bolsonaro, o petista soma 33%, enquanto a ex-primeira-dama marca 18%. Contra Tarcísio de Freitas, Lula aparece com 35% e o governador de São Paulo com 17%. Já diante de Eduardo Bolsonaro, o presidente tem 32% contra 14%. Em todos esses quatro cenários, Ciro Gomes também foi testado, alcançando 11%, 13%, 13% e 14%, respectivamente.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

Em uma simulação sem Ciro e com Tarcísio, o governador paulista acumula 20%, contra 40% de Lula e 16% de Eduardo Bolsonaro. Nesse cenário, o deputado federal e o ex-ministro de Bolsonaro disputam espaço pelo espólio político do ex-presidente, hoje inelegível.

Quando Tarcísio é retirado das simulações, Eduardo Bolsonaro sobe para 21% das intenções de voto. Ele aparece à frente dos governadores Ratinho Júnior (16%), Romeu Zema (13%) e Ronaldo Caiado (12%). Em todos esses casos, Lula se mantém como favorito, com pelo menos 40% das intenções de voto e vaga garantida no segundo turno.

Os números indicam que a distância de Lula em relação aos adversários se manteve estável em comparação ao levantamento de agosto, com variações dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e ouviu 2.004 brasileiros em entrevistas presenciais. O nível de confiança é de 95%.