Lula e Múcio fazem trocas em cargos das Forças Armadas e promovem dez militares

Atualizado em 26 de julho de 2023 às 6:42
O general Tomás Paiva (de cinza) e o presidente Lula durante cerimônia do Dia do Exército — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, fizeram uma série de trocas em cargos de liderança das Forças Armadas, além de promover dez militares. A informação é do G1.

Os decretos foram publicados nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União. Vale destacar que a última grande mudança em cargos das Forças Armadas foi realizada em maio.

No Exército, o general Luiz Duarte de Figueiredo Neto foi nomeado chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, após a exoneração de Marco Alessandro da Silva, que agora passa a integrar o 1º Grupamento de Engenharia.

O general Rogério Cetrim de Siqueira é o novo comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife. Antes, ele era diretor de Obras de Cooperação. Já o general Flavio Marcus Lancia Barbosa foi nomeado comandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

O general Flavio Mayon Ferreira Neiva foi nomeado subcomandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Coordenação de Operações Logísticas, enquanto o general Ulisses Mesquita Gomes assume a chefia de Operações Logísticas, deixando de ser adido à Secretaria-Geral do Exército.

Lula intensifica acenos a militares e planeja ida a formaturas, estratégia de Bolsonaro
Presidente Lula passa a tropa em revista ao chegar ao Comando da Marinha – Foto: Cristiano Mariz

Nomeado como diretor de Obras de Cooperação, o general Guilherme Langaro Bernardes deixa o comando do 1º Grupamento de Engenharia. Já o general Jason Silva Diamantino foi nomeado diretor de Contabilidade. Eron Pacheco da Silva, também general, foi nomeado chefe de Material.

O general Mauco Aurélio Baldassarri assume a chefia do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste, deixando de ser comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que passou a ser integrada pelo general Talmo Evaristo do Nascimento.

Na Marinha também houve mudanças. Sílvio Luís dos Santos foi nomeado para o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada, Augusto José da Silva Fonseca Junior para o cargo de comandante do 5º Distrito Naval, e Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues para o cargo de diretor de Aeronáutica da Marinha. Todos eles eram vice-almirantes.