
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi surpreendido por uma homenagem inusitada durante a inauguração da fábrica da montadora BYD, em Camaçari, na Bahia, na última quinta-feira (9). Um fotógrafo identificado como Thiago Rosário exibiu uma tatuagem com o rosto do presidente e fez uma emocionada declaração de gratidão pelos programas educacionais criados nos governos petistas.
Rosário abordou Lula durante o evento e afirmou que as políticas públicas de acesso à educação transformaram a vida de sua família. “Por causa do presidente, meus três filhos hoje são doutores. Eu te amo”, disse o fotógrafo, recebendo aplausos de quem acompanhava a cerimônia. O momento foi registrado por cinegrafistas e rapidamente viralizou nas redes sociais.
O presidente reagiu com bom humor à homenagem e brincou com o fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, que o acompanha há mais de duas décadas. “Stuckert, você é quem devia fazer isso e não faz. É um absurdo você estar comigo há 25 anos e não ter feito uma dessas”, disse Lula, rindo e mostrando o braço tatuado de Rosário ao público.
A cena ocorreu logo após o discurso de Lula, em que destacou a importância da industrialização e da geração de empregos no Nordeste com a reativação do complexo automotivo de Camaçari, que abrigava anteriormente uma fábrica da Ford. A BYD, montadora chinesa de carros elétricos, pretende produzir mais de 150 mil veículos por ano na unidade.
Durante o evento, o presidente também mencionou o papel dos programas educacionais criados durante seus mandatos anteriores, como o Prouni e o Fies, e defendeu que o investimento em educação é o “melhor caminho para a transformação social do país”. O episódio reforçou a ligação simbólica que Lula mantém com eleitores nordestinos e beneficiários de políticas públicas criadas entre 2003 e 2016.
O gesto de Thiago Rosário repercutiu nas redes sociais, onde apoiadores de Lula compartilharam vídeos e fotos do momento com mensagens de carinho. O fotógrafo explicou posteriormente que a tatuagem foi feita há três meses como forma de agradecer pelas oportunidades que os filhos tiveram por meio dos programas federais.