Lula elogia esforços do Catar para trégua no conflito Israel-Palestina: “Papel central em prol da paz”

Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 7:53
Lula discursa no Fórum Empresarial Brasil Catar. Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o papel mediador do Catar no acordo que resultou em uma trégua entre Israel e Hamas, cuja extensão foi anunciada nesta quinta-feira (30), durante um fórum de empresários em Doha.

“Neste momento, em que a guerra volta a assolar o Oriente Médio, o Catar volta a desempenhar papel central em prol da paz no conflito Israel-Palestina”, elogiou Lula em seu um discurso no evento.

“Quero saudar a mediação do Catar para o acordo anunciado há poucos dias entre Israel e o Hamas, que envolve a libertação de reféns mulheres e crianças em troca de uma trégua temporária e da libertação de prisioneiros palestinos, mulheres e crianças”.

No discurso, o presidente expressou uma identificação com a busca pela paz, mostrando interesse em que o Brasil, sob sua liderança, possa atuar como mediador de um cessar-fogo duradouro no Oriente Médio.

“Mais do que fortalecer os laços de amizade que nos unem, acredito que Catar e Brasil podem atuar juntos prol da paz e por um mundo mais justo, próspero e sustentável”, disse Lula ao final da sua apresentação aos empresários.

Poucos minutos antes do fim do último acordo de trégua, as forças israelenses anunciaram que um novo acordo foi feito com o Hamas para prolongar a pausa nos bombardeios por mais um dia nesta quinta-feira. A trégua dura sete dias, desde o seu início na última sexta-feira (25).

Além disso, o chefe do Executivo destacou nas redes sociais sua satisfação em retornar a Doha e mencionou a importância das relações entre Brasil e Catar,

“É uma grande satisfação retornar a Doha e participar do Fórum Empresarial Brasil-Catar. Tive a honra de ser o primeiro presidente brasileiro a visitar o Catar, em 2010. Trazer de volta o Brasil à região é o propósito desta minha visita. O Brasil necessita estar mais presente no Golfo, região com a qual compartilhamos importantes interesses comerciais e laços culturais e históricos”, escreveu.

Lula ainda teve um encontro bilateral com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani. Depois, a previsão é de que o petista siga para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde participará da COP28.

Também pelas redes sociais, o mandatário compartilhou fotos do encontro e disse que “as relações comerciais e de investimento crescentes entre Brasil e Catar e a paz no mundo” foram discutidas com Tamim.

“Entre os assuntos, as relações comerciais e de investimento crescentes entre Brasil e Catar e a paz no mundo. Agradeci o Emir pelo seu grande esforço pelo cessar-fogo e libertação de reféns entre Israel e Hamas, e a ajuda dele na liberação dos brasileiros em Gaza”, ressaltou Lula.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link