Lula encontra em Roma o sociólogo Domenico de Masi

Atualizado em 20 de junho de 2023 às 8:04
Lula em encontro com Domenico de Masi, em 2020. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega em Roma, na Itália, onde inicia uma visita de quatro dias pelo continente europeu. O primeiro dia da viagem de Lula será reservado para compromissos pessoais do petista, além da realização de um encontro entre ele e o sociólogo Domenico de Masi, autor do best seller “Ócio Criativo”.

Lula e Domenico possuem uma relação de longa data. Em 2019, o professor e sociólogo italiano, em declaração de apoio a Lula, visitou o petista na prisão política da Polícia Federal.

“O fato de estar mantido aqui como preso político não mudou em nada o prestígio dele lá fora. Lula continua sendo uma grande liderança do mundo, talvez a maior de todas”, declarou De Masi na época de sua visita.

“Lula me disse que não vai trocar a sua dignidade por sua liberdade e me pediu para que cada um de vocês que estão aqui façam o mesmo para ele, a luta da esquerda é uma luta de longo prazo, mas ao fim deste caminho haverá uma esquerda muito maior”.

Na quarta-feira (21), será a vez de Lula se reunir com o presidente italiano Sergio Matarella. Entre os temas que devem ser discutidos na conversa, projetos de cooperação na área de defesa e apoio dos italianos ao acordo entre União Europeia e Mercosul.

Um dos encontros mais esperados da viagem do petista é sua reunião com o Papa Francisco, que deve ocorrer também na quarta-feira (21), no Vaticano.

Papa Francisco abençoou Lula durante encontro em 2020. (Foto: Reprodução)

Na quinta-feira (22), o presidente brasileiro se encontrará com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Ele também viajará à França no mesmo dia. Por fim, na sexta-feira (23), já na França, Lula irá para participar da Cúpula sobre o Novo Pacto Financeiro Global.

Quem é Domenico de Masi

Domenico nasceu em 1938 em Rotello, Itália, e passou grande parte de sua carreira acadêmica estudando as dinâmicas de trabalho e lazer em sociedades contemporâneas.

De Masi é mais famoso por suas teorias sobre o “ócio criativo”, que ele vê como a solução para um equilíbrio mais saudável entre trabalho, lazer e criatividade. Ele argumenta que as sociedades modernas devem procurar fundir trabalho e lazer – incentivando a criatividade e o desenvolvimento pessoal ao invés de uma cultura de trabalho estressante e sem fim.

Nos anos 60, ele se formou em Direito pela Universidade de Roma “La Sapienza” e posteriormente obteve um diploma em Sociologia. Nos anos 80, ele se tornou professor de Sociologia do Trabalho na mesma universidade. Também foi diretor do Departamento de Sociologia e presidente da Escola de Especialização em Sociologia.

Ele ganhou reconhecimento internacional com a publicação de “O Ócio Criativo” (“Il Lavoro Creativo”) em 2000. Esse livro articula muitas de suas teorias mais conhecidas sobre o equilíbrio entre trabalho, lazer e criatividade. Domenico continuou a desenvolver e promover suas teorias nos anos 2000 e 2010, com publicações como “O Futuro do Trabalho” (“Il futuro del lavoro”) em 2009.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link