Lula envia Amorim à Venezuela para normalizar relações com o Brasil

Atualizado em 9 de março de 2023 às 9:42
Celso Amorim e Nicolás Maduro – Foto: EFE/Prensa Miraflores

O assessor especial da Presidência Celso Amorim e uma pequena delegação foram enviados a Caracas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o primeiro encontro de alto nível do governo petista com o chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro. Eles chegaram ao país na tarde desta quarta-feira (8).

De acordo com informações do jornal O Globo, Amorim foi discutir a situação política no país, a importância das eleições presidenciais de 2024, além de temas da relação bilateral, entre eles e a dívida que o país tem com o Brasil, de cerca de US$ 1 bilhão (dos quais 80% são com o BNDES).

O governo Lula vem discutindo internamente como lidar com uma parcela desta dívida que vence em breve. O valor gira em torno de US$ 100 milhões.

O assessor especial da Presidência, Celso Amorim – Foto: Reprodução

A emissora estatal venezuelana VTV transmitiu imagens do encontro e destacou que a visita visa “acentuar as relações diplomáticas entre a República Bolivariana da Venezuela e a República Federativa do Brasil”. A reunião também foi informada pelo governo venezuelano através da conta de Maduro no Twitter.

As relações entre Brasil e Venezuela, suspensas desde 2019, foram retomadas com a volta de Lula à presidência no último dia 1º de janeiro. Durante toda a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Brasil, assim como os Estados Unidos, reconhecia Juan Guaidó como presidente venezuelano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.