Lula envia Boulos à Câmara para destravar fim da escala 6×1

Atualizado em 8 de dezembro de 2025 às 21:34
Lula e Guilherme Boulos conversando ao pé do ouvido
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos – Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu acionar o ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, para ir pessoalmente à Câmara dos Deputados negociar uma saída para o impasse na subcomissão que analisa a PEC que propõe o fim da escala 6×1. A estratégia do governo é construir um parecer paralelo que permita aprovar a jornada 5×2.

A proposta elaborada pelo Palácio do Planalto aproveita projetos de lei que já estão em tramitação na Câmara. O texto prevê jornada de 40 horas semanais, com oito horas por dia, e substitui oficialmente o modelo 6×1 pelo 5×2. O tema é tratado como prioridade política do governo para os próximos meses.

Boulos deve apresentar aos parlamentares um modelo de transição entre os regimes de trabalho. O governo também quer incluir no texto garantias contra redução salarial e a obrigatoriedade de dias consecutivos de descanso para os trabalhadores.

Além da jornada de trabalho tradicional, o ministro também levará para a mesa a discussão sobre a regulamentação do trabalho por aplicativo. A Secretaria-Geral já formou, na semana passada, um grupo de trabalho com entregadores para discutir regras para o setor.

A articulação do Planalto é votar tanto a proposta da jornada 5×2 quanto a regulação dos aplicativos antes de abril de 2026, quando o Congresso tende a reduzir o ritmo por causa do calendário eleitoral.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.