
O presidente Lula (PT) está hospedado em um barco com estrutura de hotel em Belém durante os preparativos para a COP30, conferência do clima da ONU que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, conforme informações da Folha de S.Paulo.
A Presidência da República confirmou que Lula já está a bordo da embarcação, onde permanecerá enquanto cumpre agenda na capital paraense.
Lula está hospedado no barco Iana 3, locado junto à empresa Icotur Transporte e Turismo. Segundo a assessoria da Presidência, “a embarcação atende às especificações necessárias para receber o presidente e sua equipe, operando como um hotel”.
A nota acrescenta que a escolha foi feita para garantir “segurança, preço e conforto”, conforme exigências legais e logísticas da visita presidencial.
O Iana 3 permanecerá atracado na Base Naval de Val-de-Cans e tem características típicas das embarcações regionais da Amazônia. A alternativa foi definida após o governo considerar inadequado o uso de um navio da Marinha para a hospedagem do presidente, por não atender aos padrões técnicos necessários.
“Vou dormir num barco”, disse Lula em outubro
A decisão de Lula foi antecipada por ele próprio em uma visita a Belém, no início de outubro. Diante da escassez de vagas e do aumento dos preços dos hotéis na capital paraense, o presidente afirmou que dispensaria acomodações tradicionais.
“Falei para a [primeira-dama] Janja: não vou nem para hotel, vou dormir num barco”, disse Lula durante um evento em Breves (PA).
Com bom humor, o presidente comentou que pretendia aproveitar o tempo livre na embarcação. “Enquanto os gringos estiverem dormindo, eu vou estar pescando. Quem sabe eu consigo pegar um filhote, um pirarucu”, afirmou, mencionando espécies típicas da região amazônica.
Lula: Não será a COP do luxo; Eu vou dormir num barco; assista #CNN360º pic.twitter.com/VNqM7YHnXP
— CNN Brasil (@CNNBrasil) October 2, 2025
Desde janeiro, Belém enfrenta uma crise de hospedagem por conta da COP30. A alta procura fez os preços de hotéis e imóveis dispararem, levando o governo federal a buscar alternativas para acomodar delegações e chefes de Estado que participarão do evento.
A presença de Lula na capital marca o início das reuniões preparatórias e da cúpula de líderes que ocorrerão nos dias 6 e 7 de novembro.
O DCM e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), estão organizando o “Seminário Pós-COP30”, que ocorrerá três dias após o encerramento da conferência, em 24 de novembro na sede da instituição, na Rua General Jardim, 522, no bairro Vila Buarque, na capital paulista. O evento já tem, entre outros nomes, a presença confirmada do ministro Paulo Teixeira.