Destaques

Lula: “Estão procurando um candidato para defender o governo Temer e fingir que é o novo sendo o velho”

Ele

Publicado no jornal A Tribuna

Depois de passar pelos nove estados do Nordeste e por Minas Gerais, seguindo no ritmo da composição de Geraldo Azevedo, “corra não pare, não pense demais, repare essas velas no cais que a vida é cigana, é caravana”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Espírito Santo nesta segunda-feira (04).

Em entrevista exclusiva ao Jornal A Tribuna, Lula criticou as reformas trabalhista, da Previdência e afirmou que o presidente Michel Temer (PMDB) “gastou fortunas para se salvar de duas denúncias no Congresso”, quando foi acusado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de corrupção passiva, na primeira denúncia, além de obstrução à Justiça e organização criminosa, na última.

O petista falou, também, sobre o cenário para as eleições gerais do próximo ano, defendeu sua inocência nos processos dos quais é réu nas investigações da Operação Lava a Jato, além de ter revelado o que faz em suas horas vagas.

A Tribuna – Como presidente, o senhor adiantou os royalties do petróleo ao Estado. Mais recentemente, um pedido de homenagem ao senhor foi barrado na Assembleia capixaba. Como vê esses dois momentos?
Lula – Nunca fiz política, nem para o Espírito Santo nem para nenhum lugar, para receber homenagem, e sim para melhorar a vida do povo. A Assembleia é soberana. No meu governo, adiantei os royalties porque era importante para o Espírito Santo. Atendi todos os governadores bem, independente do partido, porque representavam os cidadãos dos seus estados.

Hoje, a disputa política se tornou muito exagerada. Plantaram o ódio para dar um golpe na vontade do eleitor. E não vai ser o ódio que irá consertar o Brasil.

Primeiro, não aceitaram o resultado eleitoral de 2014. Parte da classe política e dos meios de comunicação enganaram muita gente dizendo que a vida ia melhorar tirando uma presidente eleita e honesta.

E agora é o povo, em especial o povo trabalhador, que está pagando esse pato: corte de direitos trabalhistas e na Previdência, redução dos investimentos na educação e na saúde, aumento absurdo do gás de cozinha. Estão percebendo que muitos dos que atacavam o PT tinham, na realidade, objetivos contra os trabalhadores e os mais pobres.

Houve pressão de correntes do PT pela saída do partido da base de apoio do governo Paulo Hartung. Como é a relação do senhor hoje com o governador? Ele seria um bom vice na disputa presidencial?
Faz tempo que eu não converso com o governador Hartung, mas, quando ele era governador e eu era presidente, tivemos uma boa relação. A definição de um vice é uma discussão complexa que cabe a cada candidato.

Não teme ser preso e ficar inelegível ano que vem?
Qualquer cidadão que lê o processo, vê que eu não cometi crime nenhum. A sentença do (Sérgio) Moro é incapaz de apontar qualquer ato de corrupção meu. Depois de tudo isso, ele não consegue dizer o que eu teria feito de errado. E reconhece que a propriedade do apartamento é da OAS, tanto que teve que tirar o apartamento da massa falida da empresa. E ainda disse no recurso que não tinha dinheiro desviado da Petrobras.

Eu tenho minha vida investigada há 40 anos, reviraram a minha casa, a dos meus filhos e não acharam um real. Eles poderiam ter pedido desculpas. Mas já tinham aparecido no Jornal Nacional, em filme, e não podiam voltar atrás.

O partido que define quem é o candidato ou quem ele irá apoiar. Eu não queria mais ser candidato, mas com tudo que eles vêm fazendo no País, desmontando políticas sociais, vendendo o patrimônio nacional, retirando verbas da saúde e educação, acabando com programas de apoio à agricultura familiar, agora eu quero sim ser presidente, para provar, de novo, que esse País tem jeito.

É preciso dar oportunidades para qualquer criança estudar e alcançar todo o seu potencial, se alimentar e ter uma vida digna. Esse era o rumo em que o Brasil estava, o rumo que ganhou quatro eleições.

Como o senhor analisa a pré-candidatura de Jair Bolsonaro (PSC), a saída de Luciano Huck e a consolidação do nome de Geraldo Alckmin (PSDB) como candidato ao Planalto?
Eu sou a última pessoa que posso questionar a vontade de alguém querer ser candidato a presidente da República, porque eu fui várias vezes, perdi 3 eleições antes de ganhar em 2002. Quem quiser, que se apresente para o debate.

Estão procurando um candidato para defender o governo Temer e fingir que é o novo sendo o velho.

O senhor acredita que o atual governo conseguirá aprovar a reforma da Previdência?
Os mesmos que hoje querem a reforma da Previdência, para sabotar a Dilma, aprovaram em 2015 o fim do fator previdenciário.

Agora, o Temer gastou fortunas para se salvar de duas denúncias no Congresso. O governo está propondo uma isenção bilionária para as empresas estrangeiras que vão explorar o pré-sal. E a reforma trabalhista vai reduzir o ganho do trabalhador e, por consequência, a arrecadação da Previdência.

É preciso fazer mudanças na Previdência e eu mesmo fiz em 2003. O que estão propondo não é uma reforma, é uma demolição.

O presidente Temer teria musculatura para concorrer ou apoiar um candidato de peso na eleição presidencial?
Vamos ver. Acho que o Temer tentará, sim, construir uma candidatura até a eleição. O importante é o povo poder decidir livremente.

Fora da política, o que o cidadão Luiz Inácio gosta de fazer nas horas vagas?
Nos fins de semana, eu gosto de assistir a futebol, tanto o brasileiro, onde tive o prazer de ver o meu Corinthians ser campeão, como também gosto de acompanhar os campeonatos europeus. E toda a manhã, 5h30, faço meu exercício: caminhada, musculação, perna, braço. Eu não tinha antes o hábito do exercício físico. Mas nos últimos anos tenho me cuidado mais.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Sakamoto: quem solta fake news que atrapalha socorro no RS é cúmplice da tragédia

Por Leonardo Sakamoto Porto Alegre e o interior do Rio Grande do Sul vivem o…

8 minutos ago

Chuvas deixam vazão das Cataratas do Iguaçu três vezes acima do normal; veja VÍDEOS

A vazão das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, subiu no último fim de…

22 minutos ago

Governo de SP faz propaganda do MBL em material didático para escolas

A Secretaria Estadual da Educação incluiu uma propaganda do Movimento Brasil Livre (MBL), grupo político…

30 minutos ago

Inmet emite alerta vermelho e prevê tempestades no RS: “Grande risco de danos”

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho com previsão de tempestade em…

1 hora ago

DCM Ao Meio-Dia: Lula garante força tarefa do governo para reconstruir RS; Huck diz que Madonna cura ‘país dividido’

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

2 horas ago

Internado com infecção na pele, Bolsonaro sente desconforto intestinal e vai para SP

Internado em Manaus (AM) com uma infecção na pele, o ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu se…

2 horas ago