Lula estuda medidas para despolitizar Forças Armadas; mudanças são idealizadas pela Defesa

Atualizado em 18 de março de 2023 às 16:52
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda medidas para despolitizar as Forças Armadas. As mudanças estão sendo idealizadas pelo Ministério da Defesa através de uma minuta de Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A informação é do Metrópoles.

Lula deverá avaliar a proposta e encaminhá-la ao Congresso Nacional. A PEC deve estabelecer que militares da ativa que queiram seguir carreira política e disputar eleições, sejam enviados automaticamente para a reserva.

Atualmente, sargentos, capitães e majores podem disputar as eleições e assumir mandatos. Quando não se elegem, eles voltam normalmente aos quartéis-generais. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) militares assumiram cargos sem deixar a farda.

Desde que assumiu o governo, o petista já exonerou dezenas de militares de postos-chave da presidência e vice-presidência da República, além de reduzir a presença de militares em empresas públicas e ministérios.

O número de militares na segurança presidencial também foi reduzido. O delegado da Polícia Federal (PF) Alexsander Castro de Oliveira, que atuou na coordenação da equipe de segurança durante a campanha eleitoral do petista, foi nomeado secretário extraordinário de Segurança Imediata do Presidente da República do Gabinete Pessoal do Presidente da República.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link