Lula exalta “renascimento das relações” entre Brasil e EUA em encontro com Biden

Atualizado em 20 de setembro de 2023 às 16:32
Joe Biden e Lula sorrindo em aperto de mãos
Os presidentes dos EUA, Joe Biden, e do Brasil, Lula. Foto: Divulgação

O presidente Lula afirmou que o encontro desta quarta (20) com Joe Biden representa o “renascimento das relações” entre Brasil e Estados Unidos. Os mandatários participam de agenda bilateral antes do lançamento da “Coalizão Global pelo Trabalho”.

“Esse encontro para mim é mais do que uma reunião bilateral. É o renascer de um novo tempo na relação Estados Unidos e Brasil. Uma relação de iguais, uma relação soberana, de interesses comuns em benefício do povo trabalhador do meu país e do seu país”, disse o petista.

Os governos dos dois países lançam conjuntamente um pacto em defesa das melhores condições de trabalho e para estimular a geração de empregos, promovendo a proteção de trabalhadores que atuam em plataformas digitais.

“Há uma coisa muito importante acontecendo neste instante político do mundo. Nós voltamos a democracia no Brasil, reconstruímos todas as alianças que poderíamos reconstruir”, afirmou Lula.

“Tudo isso a gente pode fazer compartilhado com o governo americano. É muito importante que a gente possa trabalhar juntos, que os Estados Unidos e a América do Norte vejam o que está acontecendo no Brasil neste momento histórico de transição ecológica, de mudança de matriz energética, o potencial que nosso país tem de investimento, em eólica, em solar, em biomassa, em biodiesel, em etanol, em hidrogênio verde”, prosseguiu.

Após o encontro, Lula conversou com jornalistas e disse que “nem todo trabalhador quer carteira profissional assinada”, mas que todos precisam de “um mínimo de garantia de seguridade social”. Ele ainda elogiou o presidente americano e disse que seu apoio no fortalecimento dos direitos trabalhistas é “extraordinário”. “Daqui para frente, a gente tem um instrumento para trabalhar”, prosseguiu.

“É um assunto que eu vou discutir com todos os governantes que eu conversar, para que a gente possa estabelecer um pacto, que isso possa ser aprovado num fórum como o G20 de que todos nós governantes vamos cuidar de não permitir que o povo que trabalha seja vítima da insensatez daquele que quer o lucro fácil pagando salários baixos”, finalizou.

Veja o encontro de Biden e Lula:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link